Projeto 7C0 | Sobre o projeto

 

As redes sociais são cada vez mais usadas por atores políticos no mundo todo. Segundo o estudo Twiplomacy 2018, 97% dos países membros da ONU possuem uma representação oficial no Twitter, e no Brasil sabemos que pelo menos 439 atores políticos utilizam o Twitter.

Esses dados são relevantes, pois o Twitter se tornou uma plataforma de comunicação direta entre os políticos e os cidadãos, e de debate entre os próprios políticos. Essa plataforma porém, permite que seus usuários removam postagens realizadas em qualquer tempo sem deixar qualquer registro dessa remoção.

Ao contrário dos particulares, esses atores políticos estão cumprindo mandatos ou são nomeados para cargos de governo, e portanto deveriam ter seu discurso pautado pelos princípios da administração pública. Um desses princípios, o da publicidade, é contrário a possibilidade de remover conteúdos.

A partir disso nasceu o projeto 7c0, com o objetivo de criar mecanismos para garantir que postagens realizadas por um ator político em um ambiente público como o Twitter sejam arquivadas e recuperadas caso sejam deletadas.

Como existe uma confusão entre as postagens do particular e do ator político, o projeto 7c0 considera que todo o conteúdo da conta representa a atuação política daquela pessoa a partir do momento que ela assume o cargo.

O projeto 7c0 é desenvolvido em código aberto e está hospedado na Amazon Web Services. O projeto está com financiamento coletivo no site do Apoia-se, contribua.

Lista de apoiadores

Receba atualizações do projeto